quinta-feira, 16 de junho de 2011

quinta feira: onze horas, quarenta e sete minutos

Quando você pensa em literatura, quais os livros que lhe vem a cabeça? Hoje eu resolvi fazer uma postagem diferente, vou relatar aqui os livros que me fizeram amar a literatura.


Norwegian Woods do escritor japonês Haruki Murakami, foi o primeiro livro que eu li desse autor, me apaixonei. A escrita dele é tão sublime e rico em sentimentalismo que não da para simplesmente deixa-lo passar.




Após Norwegian Woods eu li Minha Querida Sputnik, esse segundo mudou minha vida em milhares de aspectos, eu costumava lê-lo com uma caneta destaca texto ao lado, eu marquei o livro inteiro. É o tipo de escritor que fala com o leitor sem o mesmo sequer perceber. Esses dois livros falaram comigo.




  
O que dizer sobre Oscar Wilder?! Qual vida não foi tocada pela sua obra? Quem não ficou maravilhado ao ler O Retrato de Dorian Gray? Quem não ficou chocado com a realidade ao ler A Alma do Homem Sob o Socialismo? Esses dois livros fazem parte da seção “meus livros amados e queridos”. O Retrato de Dorian Gray foi o que eu mais gostei, até hoje eu o leio e a cada leitura descubro uma infinidade de detalhes da história, e o rabisco a cada leitura. Oscar Wilde faz parte dos livros que mudarão a história, pelo menos a minha.

























Goethe, o primeiro livro que eu li dele foi O Sofrimento do Jovem Werther, quem já não leu esse livro? Pessoas se matavam por causa dessa história usando as mesmas roupas do personagem. Acredito (posso estar errada) que esse livro foi até banido durante um tempo por causa dos suicídios. Eu gosto muito desse livro, mas faz tempo que eu não o leio.






Não posso deixar de colocar aqui a obra prima de Goethe o famoso livro que relata o pacto que um médico faz com o demônio Fausto. Esse sim é o livro que um ser humano não pode deixar de ler.




Continuarei em outro post....





Nenhum comentário:

Postar um comentário